Quem somos?

A Associação VOXLisboa

 

Mais do que uma forma de cada um de nós se fazer ouvir, usar a voz (ou outra forma de comunicação) é também uma forma de expressar o que se pensa ou o que se sente, uma manifestação da nossa identidade aos outros.

 

A Associação VOXLisboa não tem fins lucrativos, é laica e apartidária e teve a sua fundação oficial em Março de 2015 pela mão de um conjunto de cidadãos e amigos com vários anos de experiência não só nas suas áreas de conhecimento como em voluntariado noutras associações. Tem o fim principal de contribuir para o desenvolvimento sustentável de actividades de acompanhamento e de promoção da saúde física, mental e social das pessoas em situação vulnerável.

 

Em termos de relevância para a comunidade em geral, a sua actuação pretende criar relações de ajuda e promover uma comunidade mais humana, equilibrada e sustentável do ponto de vista social. Através da solidariedade social e da cidadania activa, procura dar uma perspectiva de empreendedorismo e economia social aos seus projectos. A formação dos próprios associados, voluntários e demais recursos humanos são uma prioridade, de modo a capacitá-los para um acompanhamento mais humano, salutar, autónomo e cooperativo. Para além destas competências humanas, com a sua filiação ao Conselho Português de Protecção Civil procura-se adquirir competências técnicas para lidar com a realidade encontrada.

 

Da ideia à prática - projectos

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a “saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças.” Assim, a saúde começa com cada pessoa pelos laços que estabelece com quem está à sua volta.

 

Neste sentido, a Associação VOXLisboa fundamenta-se na perspectiva de que a saúde não é somente praticada por profissionais na área de saúde, mas por cada cidadão. Para isso, propõe usar a companhia e o diálogo como um acréscimo às ferramentas terapêuticas, promovendo uma escuta efectiva que seja facilitadora da construção de pontes para o resto da comunidade. Acima de tudo, procura e desenvolve apoios e ideias que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas que acompanha.

 

Ao mesmo tempo que dá resposta às faltas no acesso a cuidados básicos de saúde e aconselhamento para a mesma, investe também na redução da solidão pela companhia. Está focada em pessoas em condição de sem-abrigo ou que usem a rua para o seu sustento físico e mental pretendendo alargar a sua acção para pessoas idosas entre outras tendencialmente isoladas ou com fraca interacção social.

 

Integrados na Associação VOXLisboa, encontram-se actualmente activos dois projectos: Rua com Saúde e Rua com Saída. O Projecto Rua com Saúde comporta voluntários da área da Saúde que, utilizando as suas competências profissionais, recursos disponibilizados pelo Projecto e cinco anos de experiência no terreno, intervêm de forma sistemática e organizada na saúde das pessoas em condição sem-abrigo e outras que encontram na rua uma forma de colmatar as suas necessidades. Promove um acompanhamento regular de saúde pelas saídas quinzenais autónomas de equipas de voluntários e voluntárias para quatro zonas de Lisboa (Oriente, Arroios, Rossio, Santa Apolónia e cais do Sodré) juntamente com o projecto do qual irmão: Rua com Saída. No Projecto Rua com Saída integram-se pessoas de outras áreas profissionais que fazem da escuta activa e humana as suas armas terapêuticas, indo ao encontro do conceito de saúde postulado pela Organização Mundial de Saúde. Ao actuar nessas três frentes, para além das competências profissionais, os voluntários destes projectos levam apoio emocional, humano e social, procurando humanizar os cuidados de saúde, fomentar a chamada conversa terapêutica e diminuir a solidão e o isolamento destas pessoas.

 

Estes projectos são inovadores e únicos uma vez que os seus voluntários e voluntárias estão preparados para intervir em caso de calamidade pública, dada a filiação ao Conselho Português de Protecção Civil. Além disso, fomentam práticas de cidadania activa, onde todas as pessoas que queiram colaborar são bem-vindas. Também se destacam por levar cuidados de saúde mais humanos, personalizados e próximos da comunidade, onde são de extrema importância a colaboração e as parcerias estabelecidas com outras organizações, incluindo o sistema nacional de saúde. Os cuidados de saúde são prestados por uma equipa de saúde jovem, motivada, diversificada e experiente composta por médicos, médicos dentistas, enfermeiros, técnicos de saúde (como de cardiopneumologia) e todos os demais cidadãos que se queiram associar. Dadas as solicitações de apoio por outros intervenientes locais, estão a estabelecer-se parcerias no sentido de facilitar o acesso a este acompanhamento mais próximo a mais pessoas em situação vulnerável.

 

Objectivos dos projectos

 

  •  Acompanhamento mais personalizado, humano e regular de pessoas em condição de sem-abrigo ou que usem a rua para subsistir, visando estabelecer uma relação de ajuda pessoal, assim como melhorar as suas condições de vida, prestando apoio psicológico e social.
  •  Acompanhamento e prestação de cuidados e tratamentos básicos de saúde, evitando ou atrasando o internamento em instituições de saúde.
  •  Promoção da dignidade humana através de um acesso mais próximo à saúde de forma digna, com respeito pela identidade da pessoa acompanhada, assim como pela sua personalidade e a sua privacidade, usando a saúde e o diálogo como formas de diminuir o sentimento de solidão e exclusão humana.
  •  Desenvolvimento Pessoal e Profissional dos voluntários.

 

 

 

Filiados ao Conselho  Português de Proteção Civil